30 de maio de 2009

Uma aula de história cai bem de vez em quando…

É é, estou estudando sobre a hostória do Brasil, e hoje fizemos um trabalho sobre a maioria das guerras que aconteceram.
Porque é que existem tantas guerras nas histórias dos países? Porque é que as guerras determinam tanto quem é dono do que, ou quem tem mais poder?
Falam tanto em paz nos dias de hoje, mas até os nossos antepassados guerreavam.
Quantas pessoas morrem por causa de lutas e violência. Quantas pessoas perdem entes queridos por causa das malditas desavensas…
Para que tanta guerra se podemos nos entender em meio as palavras, que, aliás, nos foram dadas para isso, para fazermos bom proveito delas, não para esquecermos que elas existem e partir para a ignorância.
Vocês até podem achar que é ridículo eu estar falando isso, mas a ferida só é aberta quando acontece com a gente esse tipo de barbaridade, quando é a nossa família ou amigos que são afetados por causa de guerras ou violência. Mas enquanto isso não acontece com a gente “estamos de boa”, e deixamos os outros levarem sozinhos, não tomamos a dor para eles, é claro, para que brigarmos e nos envolvermos em alguma coisa que não nos diz respeito? Não temos nada há ver com isso, deixe que eles se entendam.
Mas só compreenderemos o que é isso quando acontecer com a gente, e ai nós vamos nos perguntar porque ninguém está ao nosso redor! ;)

Nenhum comentário: