24 de maio de 2010

muito mais especial. -acessibilidade.

Uma menina gordinha, provavelmente com facilidade para ganhar peso, se lamentava, por querer ser mais magra.
No mesmo instante, em outro ponto da cidade, uma menina magrinha, fraquinha, se lastimava, porque cobiçava ter mais peso.
Uma loira com cabelo liso, gostaria de ter cabelos castanhos escuros e ondulados, enquanto uma mulher de cabelos encaracolados e pretos, gostaria de ter cabelos claros e lisos.
Um se lamenta aqui, por não ser o que deseja, outro se lamenta lá por não ter o que quer. Enquanto isso a vida passa, na velocidade da luz por nossos olhos.
Temos muito mais tempo para lamuriar o que não somos, e o que não temos, mas pouco para olharmos para o nosso umbiguinho e vermos que temos 2 braços, 2 pernas, pensamos, andamos, comemos e estamos saudáveis, enquanto muitos por ai, não tem braço, perna, ou não andam, são alimentados por sondas, e ainda assim acham a vida um dom de Deus.
Parando para pensar, vemos que nos queixamos por muito, muito pouco, enquanto os que poderiam se queixar, aprendem a ver a vida por um novo ponto de vista, por uma nova perspectiva.
Escutando o que essas pessoas com deficiência, seja ela qual for, tem a dizer, aprendemos que a vida é muito mais do que um cabelo ruim ou uma gordurinha a mais. Aprendemos a nos satisfazer com a nossa cor de olho ou o nosso tamanho, e que essas queixas, perante a dor ou ao sofrimento dessas pessoas, são minúsculas, e podem ser esquecidas, enquanto elas aprendem a conviver com esse tipo de problema, e sabem que lamentos não mudarão nada.
Aprendem a viver a vida, de sua maneira, uma maneira diferente, mas não menos especial e normal do que a dos demais.
Por isso penso que, com tanta modernidade que hoje a humanidade possui, a acessibilidade aos deficientes deveria ser maior.
Acessibilidade a tudo, nas escolas, nos restaurantes, nos semáforos, nas ruas e calçadas. E muito mais que isso, deveriamos instruir a todos, que por mais diferentes que essas pessoas possam parecer, elas são pessoas iguais a todos, e muito melhores que alguns tachados de 'normais' por ai.
Possuem muito mais lições para ensinar, do que pessoas que ficam o dia inteiro vidrados em telas de computadores ou assistindo besteiras na TV.
São pessoas que como nós, constituem a humanidade e o futuro do mundo, e deveriam com toda a certeza, ser vistos com outros olhos, olhos de admiração, olhos de respeito, por que eles merecem isso.

Nenhum comentário: