17 de maio de 2010

cuide do jardim, as borboletas vem até você.

o ser humano, em alguma fase de sua vida deve seguir dois caminhs destintos, ou a busca eterna da felicidade ou o poço de dor e sofrimento de uma busca que nunca conseguiremos terminar, e que na maioria das vezes, nem é tão importante assim.
Os sábios, tendem a optar, pela busca da felicidade, pelo mistério da vida, pela filosofia do amor. Os sábios buscam encontrar em meio a dor, um meio alternativo para a felicidade, para aprender sempre um novo ensinamento.
Enquanto isso, os ignorantes, gostam de permanecer sempre estáticos, no seu pequenino mundo feito de magia e imaginação. Eles beiram a loucura, com sua falta de realidade.
Pessoas assim, gostam de viver em meio ao sofrimento, ao desafeto, a infelicidade. Sentem algo prazeroso nisso. Por isto pendem para o lado louco de cada ser humano, enquanto os sábios desabam para o lado crítico, humano, afável, harmonioso.
Enquanto os ignorantes, choram por paixões repentinas e pouco duradouras, e se desmancham em um mar de lágrimas, os sábios, tropeçam na paixão, tratam de curar o raspão da queda, erguem a cabeça e seguem adiante. Deixo bem claro, não estou dizendo que sábios depois de um coração partido não vão se apaixonar nunca mais. Vão, e muito, mas vão aprender com os erros, aprender que nada é mais precioso que a nossa própria felicidade, o humano sábio, sabe ser um pouco egoísta e egocentrista, e ao mesmo tempo sabe se doar ao outro, sem se humilhar. Enquanto isto o ignorante chora e chora por algo que perdeu, e não consegue extrair nada de bom, com sua decepção, se humilha, se entrega ao outro sem ter pelo menos um mínimo de orgulho.
O homem sábio, preserva princípios, mas sabe se adequar a cada pessoa. Já o ignorante muda princípios, mas nega se adequar aos seres ao seu redor.
Enquanto o ignorante, é masoquista, se machuca sozinho, pensa que nunca alcançará a felicidade e nem ao menos se esforça para sair do buraco da dor, o sábio se preserva, se ama, e cuida do terreno, para que um dia seja concebido com a felicidade. Sabe que nada é impossível, mas também sabe, que tudo que é bom e precioso não é conquistado com pouco trabalho.
Dito isto, o sábio sabe se destacar, com sua ousadia, esperteza e inteligência, ser tudo em um só, enquanto o ignorante, continua com sua pequena e inferior ignorância, tentando ser apenas mais um entre tantos outros.

Um comentário:

Edward de Souza disse...

Oi Nathaly, vim fazer uma visita e gostei muito do seu blog, parabéns. Tenho um, que divido com amigos e amigas jornalistas. Quando puder, dê um pulinho lá, ficarei feliz com sua visita. Estou seguindo seu blog, O.K.?

Abçs,

Edward de Souza