6 de janeiro de 2010

a lição

Hoje assisti Avatar. E pode crer, é um dos melhores filmes que eu já vi.
Poucos filmes me emocionam do começo ao fim, e esse conseguiu me deixar emocionada até agora. Achei que seria mais uma daquelas ladainhas de ficção científica, ETs, planetas descobertos e lutas.
Mas, ao contrário de toda a minha pré definição, o filme é uma lição, de união, proteção e instintos. Ao contrário de muitos que não viram e pensam que o filme é uma besteira, na verdade é um aprendizado.
O filme demonstra claramente o quão futil e mesquinho o ser humano pode ser perante tudo e todos. O quanto ele se acha superior a qualquer raça, inclusive a do filme. Como pode ser avassalador pelo mero fato de querer demonstrar o poder ou o maldito 'eu falei!'. E de gostar de produzir medo e temor ao resto.
Com o filme aprendemos que a praga que está tomando conta do mundo é o egoísmo, o egocentrismo e aquele bichinho que chamamos de cobiça, luxuria. E que estamos esquecendo de preservar, de pensar que não existe apenas o EU, e sim o NÓS.
Mostra que os humanos deveriam ser menos racionais e mais instintivos e protetores, como os Na'vis são no filme. Para eles a natureza é o centro, os animais são protegidos e não postos à caça como todos nós fazemos.
E para mim o filme mostra, que o ser humano pode mudar como Jake mudou ao ser exposto a cultura dos Na'vis. Que depois de perceber o mal que estamos fazendo, nós podemos mudar.
E esse é o problema, os seres humanos não querem mudar, se fazem de cegos e surdos a tudo que está acontecendo ao mundo, a tudo o que vai acontecer, se não pararem de enxergar só o que querem.
O filme conseguiu passar a lição que muitos outros filmes tentam. Ele toca lá no fundo, como se você estivesse no meio da história, e fazer você observar o que está acontecendo no mundo.
Pode acreditar, vale a pena assistir.

2 comentários:

Mima disse...

Ô Nathy.. Queria tanto ver esse filme!!
Buá..
Mas tá complicado chegar no cinema!!


Beeeiijos!

Moda & Design disse...

É isso mesmo, tudo o que vc disse é verdade.
Eu tbm ja vi o filme e fiquei emocionada, e digo mais ele é um dos melhores filmes que já vi!
:*